terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Iniciando projeto de automação residencial

Bem pessoal, a partir de agora, irei iniciar meu projeto de automação residencial. Este projeto consiste em automatizar parte dos dispositivos do meu apartamento (eletrodomésticos, luzes, tomadas, cortinas, ...), além de possibilitar fazer a leitura dos sensores de qualquer lugar que eu esteja.

Como começar?

Para começar, vou falar por cima quais os equipamentos que eu estou utilizando até o momento e quais as suas funções:

Arduino UNO R3 - Placa com um microcontrolador de 16Mhz (ATmega328) que opera numa voltagem de 5v, possui 14 pinos digitais e 8 portas analógicas. Esta placa tem a função de controlar sensores e dispositivos através das portas de entrada e saída de sinais. Seu preço médio gira em torno de U$ 35.00, mas aqui no Brasil (já com impostos) custa algo em torno de R$ 70,00 na robocore.net
(saiba mais em http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardUno)



CubieBoard - Este é um dos menores computadores do mundo, tem o tamanho de um cartão de crédito. Seu processador é de 1Ghz (Cortex A8), memória RAM de 1GB DDR3 e memória interna NAND de 4GB (na versão A10). Suporta sistemas operacionais Android e Linux, que podem ser instalados na memória interna ou no micro SD. Possui uma saída de vídeo HDMI que pode ser ligada em qualquer TV/Monitor destas mais modernas. O custo de uma placa desta está em torno de U$ 55.00.
(saiba mais em http://cubieboard.org/)
Comprei este computador porque pretendi usá-lo como um servidor web, contendo uma aplicação PHP e um banco de dados MySql, que faz a comunicação com a placa Arduino a partir da porta serial (USB).


Sensores - Para o Arduino, existem diversos sensores compatíveis no mercado, inicialmente eu vou utilizar apenas os sensores de umidade e temperatura (DHT11), um sensor de luminosidade (LDR), um emissor Infrared (IR), um módulo de rádio frequência (transmissor e receptor, para comunicar duas ou mais arduino) e módulos relés (para atuar na corrente de 220v). Um site de vendas muito bom para este tipo de produto é o www.aliexpress.com, tem preços baixos e muita variedade, porém você deve esperar de 25 a 45 dias para recebe o pedido, pois a maioria dos produtos vem da China. O AliExpress aceita cartões internacionais e boletos bancários.



Pra quem está pensando em começar agora o seu projeto de automação e não sabe por onde iniciar, uma boa dica é começar por estes que acabei de apresentar. Em breve, postarei mais detalhes de cada etapa e as principais dificuldades encontradas. Abaixo está disponível uma lista de sites confiáveis onde você poderá comprar num precinho camarada estas placas e sensores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário